h1

Amor, raízes e belezas

abril 20, 2015

EsperandoGaelnaSerradaBarriga(386)

A identidade cultural de um povo é seu maior patrimônio. Conhecer a história dos antepassados fortalece a resistência e ajuda a mantes as conquistas, e até mesmo evoluir com elas.

Desde a sua adolescência, Pauliana procura estudar mais a história da cultura afrobrasileira. E em todas as vezes que sofreu racismo, sentiu ainda mais forte a necessidade de reafirmar sua raça, da qual tanto se orgulha. Ela sabe que ainda há muitas correntes a serem quebradas, mas reconhece a luta de quem conquistou tantos avanços.

EsperandoGaelnaSerradaBarriga(195)Ao conhecer Airton, um homem de pele clara e olhos verdes, ela teve a certeza de que as diferenças aparentes entre raças só fazem do mundo um lugar mais bonito. Apaixonados, eles vivem uma história de amor daquelas de ultimo capítulo de novela das 8.

Gael chega em julho deste ano. Pelos planos, deve chegar em um parto humanizado, e vai ser inserido em um ambiente de amor, tolerância e muito respeito. Desde o período da gestação, papai tem lido histórias legais pra ele. Mamãe tem cuidado de sua saúde e até começou a fazer aulas de pilates.

Pauliana e Airton querem que Gael saiba de onde veio, e que seja apresentado à história de luta e à cultura de seus ancestrais desde o início. Em um ensaio fotográfico para registrar a espera de Gael, Pauliana e Airton escolheram como cenário o Quilombo dos Palmares (o maior, mais duradouro e mais organizado refúgio de negros escravizados das Américas. Nele, reinou Zumbi dos Palmares). “É necessário se conectar com um símbolo sagrado da resistência da raça, principalmente em um momento como o que estamos vivendo hoje, em que está havendo nas periferias um genocídio dos jovens negros. Nos aproximar da história nos inspira a ganhar forças e continuar resistindo”, disseram.

Tive o prazer de fazer esse ensaio fotográfico, um dos trabalhos mais gratificantes da minha vida. Destaco aqui não apenas toda a riqueza cultural e histórica, que vejo nisso tudo, mas a imensa beleza estética, que por si só já justificaria infinito encantamento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: